Text Size
01 Dez, 2020
a_2.jpg
b_2.jpg
a_1.jpg
A SPNR

Dia Mundial Do Cérebro

pubback

pubfront

In Memoriam

im mem fp

In Memoriam

Eis Faria Pais, saudoso Colega e leal companheiro, que pugnou pela diversificada matriz da Nossa Neuro Radiologia ao longo de décadas de insólita coesão.

Presente no Acto de doutoramento de Cruz Maurício (1997) com Ni Esperança Pina e com Maria de Lourdes Salles Luís. José de Almeida Pinto foi membro destacado do Jurí (não consta da fotografia).

Entardecer e memória.

J Cruz Maurício”

IN MEMORIAM Francisco Faria Pais

IN MEMORIAM  Francisco Faria Pais

A Neurorradiologia nasceu como especialidade independente em Portugal no início dos anos 70.

Paulo Mendo foi o seu fundador. Com exame de especialidade, Faria Pais, Cruz Maurício e Almeida Pinto formaram o trio inicial integrado no SNS. Pelo caráter formador e atrativo deste grupo inicial de quatro elementos, a Neurorradiologia teve um extraordinário desenvolvimento e indiscutível sucesso, de que muito nos orgulhamos.

É com profunda tristeza que se lamenta o falecimento do Dr. Faria Pais. Foi um muito brilhante profissional a contribuir para o progresso da Neurorradiologia. A Neurorradiologia fica mais pobre. Mas, além do seu destacado papel profissional, o Dr. Faria Pais era uma pessoa com as mais elevadas qualidades humanas, um grande amigo que deixa saudades. 

Pelo grupo fundador,

J. Almeida Pinto

In Memoriam Dr. Faria Pais

Caros Colegas,

Incumbiu-me o Dr. Rui Manaças, Presidente da SPNR, do doloroso dever de participar o falecimento do nosso muito estimado colega, o Dr. Francisco Manuel Santos Faria Pais, após doença prolongada.

Neurorradiologista de reconhecido mérito, relembro para os colegas mais novos que porventura não tenham tido oportunidade de o conhecer, que foi responsável pela instalação do Serviço de Neurorradiologia no Centro Hospitalar de Coimbra (H. Covões), o qual primorosamente dirigiu durante cerca de duas décadas.

A nível societário médico, integrou, em 1980, o restrito grupo de fundadores do Núcleo Português de Neurorradiologia (NPNR), precursor mais tarde da nossa SPNR (1990), tendo integrado igualmente a comissão que na década de 80, após assertivo e esforçado percurso burocrático, elaborou o 1º Currículo de Formação Específica em Neurorradiologia da Ordem dos Médicos, documento essencial à constituição da nossa Especialidade de Neurorradiologia (1989).

Contribuiu também para a organização de diversos cursos e reuniões científicas societárias de âmbito regional, nacional e com presenças internacionais, sobretudo durante a década de 90, tendo tido eu, à semelhança de muitos outros colegas mais novos, o privilégio de ter privado e fruído por inúmeras vezes da sua sapiência e objectividade científicas.

Tais factos, aliados aos momentos históricos da nossa especialidade previamente elencados, justificaram sobremaneira e merecidamente a atribuição que lhe coube do Prémio Egas Moniz em Neurorradiologia, por ocasião do Congresso do 25º Aniversário da SPNR (Aveiro, 2015), evento esse que tive a honra de presidir e que atribuiu de modo inaugural o referido galardão a diversas individualidades da Neurorradiologia Portuguesa na presença dos representantes das mais relevantes instituições da Neurorradiologia internacional.

O nosso Muito Obrigado Dr. Francisco Faria Pais, em nome da Neurorradiologia Portuguesa mas sobretudo de todos os que sempre o estimaram e consigo muito aprenderam, cabendo às gerações mais novas porventura a difícil mas muito necessária missão de transmitir o seu legado de integridade pessoal e científica.

 

Até sempre!

Pedro de Melo Freitas

43rd Annual Meeting of the European Society of Neuroradiology (ESNR)

lisbon2020

XVI Congresso da SPNR

A todos os Sócios da SPNR

Face à situação sanitária que em todo o mundo se está a viver, a Direcção da SPNR vem por este meio informar do adiamento do XVI Congresso anunciado para 26/27 de Junho de 2020, Em função do desenvolvimento da pandemia, será agendada nova data.

A Direcção da SPNR

Rui Manaças, Luisa Biscoito e Inês Carreiro

Symposium Neuroradiologicum 2022

Caros Colegas,

O XXII Symposium Neuroradiologicum terá lugar em Nova Iorque em Maio de 2022 de 13 a 16 e os seus organizadores convidam todos os Neuroradiologistas a participar com os seus trabalhos. Se têm investigações perto do fim, é uma excelente oportunidade para as mostrarem à comunidade NR.

O Symposium Neuroradiologicum realiza-se de 4 em 4 anos, existe desde 1939 e é o maior fórum mundial da Especialidade. Algumas das suas reuniões constituíram marcos históricos na NR.

Rui Manaças, Luísa Biscoito, Inês Carreiro

Direção da SPNR

Mais artigos...

Pág. 1 de 9

Início
Anterior
1

Fórum da Esclerose Múltipla

Cursos de Atualização SPNR

Publicações

ORGÃO OFICIAL DA SPNR

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Inscrição na SPNR

Para se inscrever na SPNR apenas necessita de preencher e enviar para o secretariado da Sociedade o seguinte documento:

1. Proposta de Sócio

 

Login



Brain Week

 

STOP AVC2017 

BANNER910x160

 

Flashes

"TIME MATTERS IN MULTIPLE SCLEROSIS" to celebrate World Multiple Sclerosis Day (31st May 2017)/
British Medical Journal - SPNR/GEEM

9.00h, 31 de maio 2017

Edifício da Reitoria - Universidade de Aveiro

"Conferência de Abertura BW´17 / Neurociências: Com Ciência e História"

15.00 h - 31 de maio 2017

Auditório da Reitoria - Universidade de Aveiro

XIII Congresso Nacional de Neurorradiologia

1 a 4 de Junho de 2017

Estarreja