Text Size
22 Out, 2018
a_2.jpg
c_2.jpg
c_3.jpg
A SPNR

Neuroradiologia Portuguesa Homenageada na Europa

Neurorradiologia Portuguesa homenageada na Europa: um tributo na iniciativa ESNR meets Portugal.

O nosso País e, em particular, a Neurorradiologia Portuguesa, tiveram o destaque e a enorme honra de terem sido designados para presidirem, em Roterdão – Holanda, à sessão inaugural desta nova iniciativa da European Society of Neuroradiology (ESNR), a qual incluirá doravante um ciclo de tributos a países seleccionados. A participação nacional decorreu entre 19 e 23 de Setembro, durante o 41st Annual Meeting ESNR (presidido pela Prof. Marion Smits), nesta vibrante e multicultural cidade que alberga o maior porto europeu, sob o alusivo sloganPort of Inspiration”.

A Sociedade Portuguesa de Neurorradiologia (SPNR), consciente do valor da iniciativa para partilha do legado científico nacional no que à especialidade neurorradiológica diz respeito, nomeadamente atendendo ao valor do seu currículo formativo independente de forte base clínica e internacionalmente reconhecido nas áreas Diagnóstica e de Intervenção (o qual foi determinante na escolha de Portugal para País inaugural da iniciativa), preparou um programa científico e cultural diverso que permitiu uma visão transversal da herança imagiológica nacional através desta especialidade médica. Incluiu, deste modo, diferentes palestras, descobrindo o passado, presente e o futuro da Neurorradiologia, mas também aspectos da investigação básica e clínica actual no nosso país. Foi igualmente preparada, em parceria com o Conselho Português para o Cérebro (CPC), uma exposição científica e histórica, assim como uma exibição de filmes científicos sobre a temática da diáspora portuguesa na Saúde e, na Neuroimagem em particular, num booth gentilmente cedido pela organização e, designado, “Portugal, homeland of Neuroradiology”.

Com o natural orgulho nos nossos neurocientistas pioneiros, mas acima de tudo com a responsabilidade de lembrar ao Mundo os seus trabalhos/conquistas científicas e a inquestionável contribuição para a evolução da Ciência Médica (com inequívoca evidência nos procedimentos actuais, neurorradiológicos e radiológicos), a SPNR e o CPC, em associação com a Casa Museu Egas Moniz, publicaram em livro, na Holanda, uma edição exclusiva intitulada “The Legacy of Egas Moniz in Present-day Neuroradiologya global perspective”. Comemorativa do 90º aniversário após a primeira Angiografia Cerebral (28 Junho de 1927), esta edição contou com numerosas e conceituadas contribuições internacionais da actualidade neurorradiológica, assim como diversa pesquisa documental e histórica.

Porque uma iniciativa como ESNR meets Portugal oferece sempre grandes oportunidades de partilha de conhecimento e progresso científico, mas também uma excelente ocasião para disseminar outros aspectos culturais nacionais, todas as iniciativas portuguesas foram inscritas, sob a égide do Prof. Guilherme d´ Oliveira Martins (Coordenador Nacional do Ano Europeu do Património Cultural), na European Cultural Agenda 2018European Year of Cultural Heritage, contribuindo singelamente também para celebrar, nesta cidade tão cosmopolita, o designado ano de 2018.     

O sucesso da homenagem nacional nesta iniciativa europeia foi constatada e reconhecida por toda a comitiva nacional presente (a maior de sempre num evento do género), acrescido do facto da visibilidade e qualidade dos trabalhos, num Annual Meeting que foi também o maior e mais cientificamente participado. Contando com mais de 800 participantes, o evento atraiu neurorradiologistas/ neurocientistas de todos os continentes.

Acreditamos que estas simbólicas conquistas para a Medicina Nacional conseguidas em Roterdão, constituem inquestionavelmente uma extensão, de uma outra forma, da diáspora neurorradiológica iniciada por diversos pioneiros dispersos pelo Mundo ao longo do último século, providenciando novas ferramentas para os futuros desafios da especialidade, quer no campo do Diagnóstico quer da Intervenção. Com grande expectativa, a Neurorradiologia Portuguesa será anfitriã, em 2019, do XXXI Congresso Nacional da Sociedade Ibero-Latino Americana de Neurorradiologia - SILAN (Porto, 24-27 Setembro) e também, m 2020, do 43rd Annual Meeting European Society of Neuroradiology - ESNR (Lisboa, 1-4 Outubro), reforçando de novo a expressão “Portugal, homeland of Neuroradiology”.

European Society of Neuroradiology - 41st Annual Meeting

                           19-23 September 2018 – Rotterdam, the Netherlands

Committee of Portugal

                    

         President - Pedro de Melo Freitas (SPNR - Portuguese Brain Council)

               SPNR - Portuguese Society of Neuroradiology

João Xavier(President)

Sofia Reimão(Secretary-general)

Inês Carreiro(Treasurer)

                     The Book is part of European Agenda 2018 – European Year of Cultural Heritage

                                                                                  2018

 

                           http://anoeuropeu.patrimoniocultural.gov.pt/index.php/view-activitie/?id=1868

Newsletter ESNR Agosto 2018


esnr newsletteragosto 2018pdf 7

In Memoriam Joana Barreira

É com grande pesar e tristeza que anunciamos desta forma, que a nossa prezada colega neurorradiologista, Joana Barreira de 34 anos, perdeu a vida no dia 27 de Setembro.
Foram circunstâncias naturais, que num contexto particularmente auspicioso da sua vida, subitamente colocaram fim à sua existência.
Tivemos a grata oportunidade de ter com ela privado no nosso serviço, onde recentemente tinha terminado o internato. Mais do que sentir de forma ingrata a precoce partida de uma Colega que se preparava para iniciar as suas funções como especialista, lamentamos desoladamente a perda humana.
À sua família e às pessoas mais próximas que tanto a estimavam, apresentamos as nossas sentidas Condolências.

Dando voz a todos os Colegas do Serviço de Neurorradiologia do Hospital de Egas Moniz,
Gabriel Branco
Diretor de Serviço

A SPNR associa-se aos sentimentos de pesar dos colegas mais próximos da Joana e apresenta as suas sentidas condolências.

O Velório decorrerá este Sábado, dia 29 de setembro, pelas 15h, na capela de Nova Oeiras. O Funeral será realizado no Domingo na Capela, pelas 10.15 com chegada cemitério de Oeiras pelas 11h.

XIV Congresso Nacional SPNR

nrad18 poster6 final leve small          

Programa Completo (.pdf)

Programa Sintético (.pdf)

 

 

BRAIN STORM SUMMIT’18

 

Mudar o tempo na Esclerose Múltipla

convite mudartempo esclerose

Programa

SILAN 2019

silan porto 2019

“ESNR meets Portugal” in Roterdam 41st annual meeting

Durante o próximo congresso anual da “European Society of Neuroradiology”, que decorrerá em Roterdão de 19 a 23 do próximo mês de  setembro ( https://www.esnr.org/en/41st-esnr-annual-meeting/ ), Portugal será o país convidado numa rúbrica designada “ESNR meets Portugal”, a qual está a ser coordenada pelo Dr Pedro Melo Freitas.

Nesse âmbito, haverá um stand com elementos de divulgação da Neurorradiologia portuguesa e de Portugal e onde serão distribuídos aos congressistas CDs de música portuguesa e livros sobre a Neurorradiologia portuguesa. Além disso, o programa inclui, entre as 15:20 e as 15:50 do dia 21 de setembro, a seguinte série de palestras:

Discovering of Portuguese Neuroradiology: past, present and future – Pedro Melo Freitas

Basic Neuroradiologic research at Portugal – Nuno Sousa

Clinical Neuroradiologic research at Portugal – Sofia Reimão

Fado of Coimbra (live performance) – Grupo “Verdes Anos” (José Martins e Tó-Zé Moreira)

Há, portanto, um motivo acrescido para os neurorradiologistas portugueses participarem neste congresso.

A atual direção da SPNR reconhece e agradece o esforço da anterior da direção para realização desta acontecimento, bem como a grande dedicação do Dr Pedro Melo Freitas na coordenação do mesmo.

A direção da SPNR

marcador compelto

QR code Musical Themes:

qr code spnr

Mais artigos...

Pág. 1 de 5

Início
Anterior
1

Fórum da Esclerose Múltipla

Cursos de Atualização SPNR

Publicações

ORGÃO OFICIAL DA SPNR

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Inscrição na SPNR

Para se inscrever na SPNR apenas necessita de preencher e enviar para o secretariado da Sociedade o seguinte documento:

1. Proposta de Sócio

 

Login



Brain Week

 

STOP AVC2017 

BANNER910x160

 

Flashes

"TIME MATTERS IN MULTIPLE SCLEROSIS" to celebrate World Multiple Sclerosis Day (31st May 2017)/
British Medical Journal - SPNR/GEEM

9.00h, 31 de maio 2017

Edifício da Reitoria - Universidade de Aveiro

"Conferência de Abertura BW´17 / Neurociências: Com Ciência e História"

15.00 h - 31 de maio 2017

Auditório da Reitoria - Universidade de Aveiro

XIII Congresso Nacional de Neurorradiologia

1 a 4 de Junho de 2017

Estarreja