Text Size
15 Dez, 2019
a_2.jpg
a_3.jpg
a_1.jpg
A SPNR

Prof.Fernando Lopes da Silva

Caros Colegas,

Recentemente soube do falecimento do Prof.Fernando Lopes da Silva, Médico Neurologista pela Universidade de Lisboa e um dos mais distintos Neurocientistas portugueses de sempre.
Conheci-o brevemente, já após a sua jubilação da Universidade de Amesterdão, num fórum informal no IST que reunia Médicos e Físicos investigadores em neurociências. Através dos artigos científicos, publicações e livros que redigiu ao longo da sua vida, deu-nos a conhecer muitos conceitos biofísicos da actividade cerebral, hoje aplicados na clínica e na investigação das doenças neurológicas.

Pedi por isso a um dos seus doutorandos e Médico Neurorradiologista, o Pedro Gonçalves Pereira, que escrevesse o In Memoriam a publicar pela SPNR.

Rui Manaças

prof. lopes da silva

In Memoriam Professor Fernando Lopes da Silva

Exm Colegas,

No dia 07 de Maio 2019 faleceu o médico e neurocientista Fernando Lopes da Silva.

O Professor Lopes da Silva viveu sobretudo na Holanda desde 1965 e dedicou a sua carreira à investigação funcional das redes neuronais, em particular o estudo da electrofisiologia cortical e do sistema límbico.

Professor Catedátrico da Universidade de Amsterdão desde 1980, fundou o prestigiado Instituto de Neurobiologia dessa cidade, e formou centenas de cientistas e in

Multi-galardoado e reconhecido como um dos mais brilhantes neurocientistas dos últimos 50 anos, recebeu quase em simultâneo os prémios “Herbert H. Jaspar Award” da Sociedade Americana de Neurofisiologia Clinica e “Storm van Leeuwen/Magnus Prize” da Sociedade Holandesa de Neurofisiologia Clinica, e também por isso agraciado com o titulo de Cavaleiro da Ordem “Nederlandse Leeuw”, atribuído pela Rainha da Holanda e o Grande-Colar de Oficial da Ordem de Sant´lago da Espada pela Presidência Portuguesa.vestigadores em neurociências. Através dos artigos científicos, publicações e livros que redigiu ao longo da sua vida, deu-nos a conhecer muitos conceitos biofísicos da actividade cerebral, hoje aplicados na clínica e na investigação das doenças neurológicas.

Gratos, Professor, por tudo o que nos trouxe, até sempre

Pedro Gonçalves Pereira

Fórum da Esclerose Múltipla

Cursos de Atualização SPNR

Publicações

ORGÃO OFICIAL DA SPNR

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Inscrição na SPNR

Para se inscrever na SPNR apenas necessita de preencher e enviar para o secretariado da Sociedade o seguinte documento:

1. Proposta de Sócio

 

Login



Brain Week

 

STOP AVC2017 

BANNER910x160

 

Flashes

"TIME MATTERS IN MULTIPLE SCLEROSIS" to celebrate World Multiple Sclerosis Day (31st May 2017)/
British Medical Journal - SPNR/GEEM

9.00h, 31 de maio 2017

Edifício da Reitoria - Universidade de Aveiro

"Conferência de Abertura BW´17 / Neurociências: Com Ciência e História"

15.00 h - 31 de maio 2017

Auditório da Reitoria - Universidade de Aveiro

XIII Congresso Nacional de Neurorradiologia

1 a 4 de Junho de 2017

Estarreja